ADMINISTRAÇÃO GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS SECRETARIADO E ASSESSORIA Modulo 1

14 Jun

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Capítulo 1

A ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA

CONCEITO DA ADMINISTRAÇÃO

Entenda que…

Por trás de cada produto, desde um simples bolo de chocolate até a construção de um edifício, há centenas de pessoas que trabalham em fábricas, oficinas, escritórios, empresas de transportes, fazendo produtos e serviços chegarem até você.

Organização: é uma reunião de pessoas que agem juntas e de maneira estruturada para atingir objetivos comuns.

O ideal é usar o mínimo de recurso, para isso precisamos de pessoas que trabalham com eficiência e seja eficaz.

Eficiência: é a capacidade de alcançar resultados com o mínimo de recursos, energia e tempo.

Eficácia: é a capacidade de alcançar os objetivos propostos.

ADMINISTRAÇÃO: estuda a aplicação e coordenação de recursos humanos, materiais, financeiros, de informações, tecnologia, numa organização, de modo a atingir determinado objetivos e resultados planejados com o máximo de eficiência e eficácia.

FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO

Envolve quatro funções inter-relacionadas e interdependentes.

Inter-relacionadas: uma tem relação com a outra.

Interdependentes: uma depende da outra.

Consiste em: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

É um ciclo continuo, onde um depende do outro.

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Planejamento: Foco em uma meta que se queira atingir, obtendo assim um plano.

Organização: É preciso analisar os recursos necessários e as pessoas das quais irá distribuir as tarefas.

Direção: Faz com que se realize o planejado, orienta e lidera as pessoas.

Controle: Ajustar, aproveitar oportunidades e corrigir imperfeições.

O conjunto dos quatro componentes forma a ADMINISTRAÇÃO.

Antigamente o conceito de ADMINISTRAÇÃO era voltado para organização com fim de lucro, vemos no termo: Administração de Empresas. Hoje em dia temos uma visão bem mais ampla. A organização nunca está sozinha ou isolada, seu resultado final depende do desempenho de cada funcionário.

As ONGs são exemplos de organizações sem fins de lucro.

O ADMINISTRADOR CONTEMPORÂNEO

Sempre uma atividade vai estar vinculada de alguma maneira a outra, formando assim todo conjunto da organização.

O administrador precisa ter uma postura adequada. Há certas características que podem ser determinantes para o seu sucesso no trabalho.

Atitude Empreendedora: Aqui falamos do empreendedorismo corporativo, onde o funcionário deve ver a organização como se fosse seu próprio negócio, é preciso que ele tenha uma postura proativa. Estar atento a mudanças, propor mudanças, provocar inovações, estar aberto a novidade e entre outras características compõem uma postura proativa.

Espirito de equipe e bom relacionamento: Ninguém trabalha sozinho, por isso é preciso ter habilidades para relacionar-se com as pessoas, negociar, motivar e liderar.

Conhecimento técnico: É preciso se manter em constante aprendizado, o Administrado não pode improvisar, ele precisa conhecer as técnicas.

Flexibilidade: É preciso saber se acostumar com tudo e qualquer tipo de situação, já que vivemos em um mundo com constantes mudanças.

Ética: Não pode apenas garantir seu próprio bem, é preciso garantir o dos outros.

“Se uma empresa não for socialmente “responsável”, não tem futuro”

O perfil do Administrador tem que ser aberto para analise e detecção das tendências do local em que deseja abrir seu negocio.

AS ORGANIZAÇÕES E SEU IMPACTO NA SOCIEDADE

A organização com fim de lucro afeta e pode ser afetada pela sociedade. A organização tem compromisso com a sociedade, o que chamamos de responsabilidade social.

O compromisso com a responsabilidade social está previsto por lei.

As organizações que demonstram responsabilidade social são mais bem vistas pela sociedade, vindo se destacar muitas vezes no ramo de sua atuação.

Hoje as pessoas se perguntam de quem estão comprando e querem, através de seu poder de compra  melhorar a maneira como as organizações trabalham.

Ao fazer uma visita na empresa Eletro Paulo para a realização de um trabalho para meu Técnico de Administração na Etec José Rocha Mendes, fiquei sabendo que a empresa realiza projetos sustentáveis, onde existe um departamento especifico para este assunto.

Aqui terminamos o RESUMÃO do Capitulo 1 do livro: ADMINISTRAÇÃO GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS SECRETARIADO E ASSESSORIA Modulo 1.

 

 

 

                                                                                                                       

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