Abrigo para Crianças e Adolescentes Lar Dona Cotinha

9 Jul

História

Dona Maria Felipe da Silva, conhecida como “DONA COTINHA”, foi uma senhora de origem  humilde, que dedicou toda sua vida em ajudar ao próximo. Era uma senhora parteira que atendia suas parturientes sem recursos, aliviando suas preocupações e acalentando as dores do momento. Tinha ainda, a preocupação em atender as crianças, adolescentes e seus  familiares desorientados com problemas sociais aconselhando-os e mostrando-lhe os caminhos para uma vida honrosa. Sua casa sempre tinha abrigo para alguém que estivesse desamparado procurando um auxílio. Mas como sempre a vida nós traz momentos difíceis, Dona Cotinha faleceu em 1989. Sua filha Maria Graça Luiza Usui, conhecida como “Mara”, trouxe consigo uma experiência familiar e com o falecimento de sua mãe, e seu pai que era um senhor órfão que foi ajudado por uma senhora que o fez ser um homem digno resolveu dar seguimento ao trabalho o qual ela tinha afinidade e também concretizar e continuar com o sonho de sua mãe que era poder oferecer assistência as crianças e adolescentes que por algum motivo ficaram sem o apoio necessário para sua sobrevivência, oferecendo-lhes um espaço que pudesse suprir essa necessidade e  os auxiliassem no seu desenvolvimento.

Em 22/05/1992, Mara juntamente com o seu esposo Sr. Kiyoshi Usui, conhecido como Léo que também tinha um desejo em adotar uma criança e o casal resolveu juntos fundar o  LAR DONA COTINHA na casa onde Dona Cotinha morava localizada a Rua Dr. João Batista de Lacerda, no bairro da Mooca  atendendo inicialmente 12 crianças. Conforme o número foi aumentando sentiram a necessidade de mudarem (1995) para uma casa maior localizada na Rua Guaimbé no bairro da Mooca mesmo, onde foi estendido o número de atendimento para 20 crianças, sempre buscando manter a entidade em consonância com a ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), bem como relacionamento com os órgãos representantes e esferas governamentais (Conselho Tutelar, Conselho Municipal, Estadual e Federal, Fóruns e Secretarias).

Em 1997 conseguiram um terreno em concessão de uso da Prefeitura Municipal de São Paulo onde Mara e Sr. Léo venderam sua casa e iniciaram a construção da sede própria juntamente com os membros da Diretoria e voluntários. A construção cresceu a cada dia, bem como o número de abrigados e os trabalhos oferecidos. Foi um período de muita luta e desafios, pois reeducar crianças e adolescentes vítimas de risco social é muito difícil, pois esse tipo de trabalho envolve muito amor em primeiro lugar, porque acreditamos em mudanças e o futuro deste país depende das crianças de hoje que se forem orientadas a tempo conseguirão ser um cidadão respeitado.

Enfim assim surgiu o LAR DONA COTINHA, abrigo que hoje atende 25 crianças e adolescentes na unidade I e 22 crianças e adolescentes na unidade II  dando a
assistência necessária ao desenvolvimento e também são tratados com muito amor e carinho por toda a equipe de funcionários e voluntários.

OBJETIVO GERAL

Reintegrar crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses, do abrigo à família de origem ou substituta.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Preocupados com a realidade social das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social  procuramos em nosso trabalho, diminuir as ocorrências de desamparo, agressão e abusos familiares, sofridos pelas crianças e adolescentes.

FOTOS do Abrigo

LOCALIZAÇÃO

Unidade I

Sede própria no bairro da Mooca, tendo como referência a Sub-Prefeitura da Mooca, Universidade São Judas e acesso pela Radial Leste e Viaduto Bresser. Rua Messias de Pina nº 77 – Mooca Cep: 03162-090 – São Paulo – SP

Unidade II

Rua dos Campineiros, 456 – Mooca Cep: 03167-020 – São Paulo – SP

Esrtas e mais informações no site: http://www.lardonacotinha.com.br/index.html

Obrigada pela leitura e até a próxima publicação.

Suellen Marques

Meu Blog  LinkedIn

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: