Greve no Centro Paula Souza

24 Maio

Foto da Escola Técnica Estadual (ETEC) Carlos de Campos

A greve de funcionários do Centro Paula Souza de São Paulo confirmada no dia 13 de maio. Sem reajuste desde 2005 os trabalhadores pedem aumento. Geraldo Alckmin anunciou que faria um reajuste no salário desses funcionários.

Para Silvia Elena Lima, secretária geral do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (SINTEPS), apesar de o governo paulista utilizar as escolas técnicas e Faculdades de Tecnologia como propaganda de sua política educacional, não existe um reconhecimento do trabalho feito por funcionários e docentes nessas instituições.

Vamos do começo, para que tudo faça sentido depois.

As escolas e faculdades técnicas do estado de São Paulo não são vinculadas à Secretaria de Educação. Portanto, o famoso aumento de 42,2% veiculado na mídia recentemente não vale para elas. (veja)

O órgão que gerencia as ETECs e FATECs no Estado de São Paulo (CEETEPS), deu inicio a um movimento de greve após alguns meses de negociação que não deram em nada. Com o anuncio da greve o governo teve uma tentativa de acalmar os funcionários com 11% de aumento para os professores da CEETEPS. As tentativas do governo para abortar a greve ficaram, no entanto, muito abaixo da expectativa dos profissionais.

Foi a partir daí que começou a guerra.

Tinha surgido uma ponta de esperança para o fim dessa greve, já que o governo
teria reconhecido o peso do movimento e abriria espaço para negociação com os
grevistas (veja). Essa negociação estava prevista para o dia 18/05, hoje já é dia 24/05         e as  escolas técnicas ainda então em greve. Até quando isso vai durar? E como ficará o tempo perdido por causa da greve?

Nesse meio entra os alunos. E nós como ficamos com TUDO isso? Muitos alunos estão sendo prejudicados por essa greve. Estamos torcendo para que esse movimento acabe.

Faltava menos de um mês para meu TCC. Diante disso só nos resta dúvidas. Até que ponto essa greve vai nos prejudicar? Toda vibração positiva para voltar tudo ao normal o quanto antes, ainda temos a esperança de um final feliz.

Assuntos relacionados a greve:

http://www.cartacapital.com.br/politica/fatecs-e-etecs-entram-em-greve-por-reajuste-salarial-na-sexta-feira

http://projetomonjolo.com.br/a-guerra-de-numeros-greve-no-centro-paula-souza/

Assista também:

http://www.youtube.com/user/lmbassman2008

http://www.tvt.org.br/watch.php?id=4918&category=195

http://www.youtube.com/watch?v=1BdkAcRDmTM&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=UiRNvK95438

Obrigada pela leitura e até a próxima publicação,                                                               Abraços.

Suellen Marques                                                                                                                      Meu Blog ǀ LinkedIn

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: